Indicação de Leitura - Caminhos do saber sensível: redescobrindo o teatro de formas animadas no palco da educação
- projetopeiro
- 21 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Texto de Ana Emília da Rosa Kessler
A indicação de leitura de hoje vem para professores, em especial pedagogos, que buscam caminhos e enxergam potência no teatro de formas animadas na escola. O capítulo Caminhos do saber sensível: redescobrindo o teatro de formas animadas no palco da educação, de autoria de Rossana Della Costa, está no livro Bricolagens: diálogos entre arte e educação na docência com crianças, organizado por Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho.

Já faz algum tempo que eu queria iniciar essa leitura, e como era de se esperar, cada palavra lida toma a forma de um abraço. O capítulo está dividido em duas partes: a primeira se dedica a contextualizar as expressões de formas animadas mais recorrentes no meio educacional, fragmento de grande importância para viabilizar o entendimento de leitores que estão adentrando o universo dos bonecos; já a segunda, apresenta um recorte do trabalho desenvolvido pelo Projeto de Extensão Universitária Mili Micro Nano Pico (@milimicronanopico), vinculado à disciplina de Educação e Teatro do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, compartilhando detalhes do que foi desenvolvido junto a proposta “Dom Jorge e o Dragão”.
A sensibilidade e os anos de dedicação da autora à relação entre o teatro de formas animadas e a educação aparecem em cada palavra, em cada proposta e em cada convite à experimentar, abordando aspectos fundamentais para os processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes na contemporaneidade. Segundo ela, o teatro de formas animadas tem como principais contribuições para a educação a manualidade envolvida no processo de construção dos bonecos e a delicadeza envolvida em sua animação, de modo que “esse envolvimento atento com a materialidade e com a animação configura-se como um exercício de concentração e escuta sensível, promovendo uma relação mais consciente com o tempo, com o corpo e com o outro”(Della Costa, 2025, p.222).
No capítulo também são disponibilizados links para download dos materiais de áudio e de teatro de papel vinculados à proposa Dom Jorge e o Dragão, visando a expansão dos espaços e contextos de experimentação do teatro de formas animadas. Vale a pena a leitura e a brincadeira!
O livro Bricolagens: diálogos entre arte e educação na docência com crianças está disponível para aquisição no site da Editora Zouk (https://www.editorazouk.com.br/pd-97ecfa-bricolagens.html?ct=329054&p=1&s=1), e conta com 14 capítulos que relacionam propostas de diferentes linguagens artísticas à docência com crianças, uma lindeza só!
Referência:
DALLA CORTE, Rossana. Caminhos do saber sensível: redescobrindo o teatro de formas animadas no palco da educação. In: CUNHA, Susana R.V; CARVALHO, Rodrigo(Org.). Bricolagens: diálogos entre arte e educação na docência com crianças. Porto Alegre, RS: Editora Zouk, 2025, p.207-224.
Obrigado por nos acompanhar aqui.
Siga-nos em nossas redes para não perder nada.
Até a próxima!



Comentários